quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tempo de crescer


Você já tentou calcular o tempo médio de uma fase difícil? É sensato acreditar que o destino cuida de cada detalhe, e que todos passam por turbulências para chegar à vitória. Mas e quando essa vitória demora chegar?

Em resposta a essa pergunta, em uma viagem minha comigo mesmo, me veio à mente uma receita simples, que um dia minha mãe ensinou:

- 4 ovos

- 2 xícaras de chá de açúcar

- 2 xícaras de chá de trigo

- 1 xícara de chá de fubá

- 3 colheres de sopa de margarina

- 1 xícara de chá de leite

- 4 colheres de chá de fermento

  1. Bater as claras em neve, acrescentar o açúcar, continuar batendo
  2. Acrescente aos poucos as gemas, a margarina, o leite, a farinha de trigo, o fubá e continue batendo
  3. Coloque por último o fermento, bata por mais 1 minuto
  4. Coloque a massa numa forma untada e deixe assar em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos

Isso mesmo. Parece complicado, mas é simples.

O mundo nos oferece seus ingredientes, nós escolhemos seu sabor. Após acreditar termos feito a escolha certa é só “bater”. Uma massa só fica consistente se for batida. Isso requer que todos os ingredientes percam a sua forma natural e se torne um só. Pode ser rápido, se não, “bata” mais um pouco. Calma, isso não é o suficiente, agora vem o segredo: o fermento. É o que da a garantia do crescimento. Agora é só levar ao forno e esperar o tempo de crescer. Pode ser muito quente, insuportável agüentar. Mas se abrir o forno antes da hora, pode por tudo a perder!

Cabe a nós ter paciência para esperar o tempo de crescer. A vida nos bate tantas vezes, perdemos nosso formato, mas se crermos que com um pouco de fermento e com o tempo certo de crescimento nos transformaremos em um grande e delicioso bolo. Calcular desta forma o que foi questionado no início talvez seja mais fácil. Só não devemos esquecer que outras turbulências virão, mas que só desta forma vamos ficar “experts” em fazer bolo.

0 comentários:

Postar um comentário