terça-feira, 27 de julho de 2010

Falta tempo, sobra informação


Os avanços obtidos com a tecnologia nos fez em alguns anos mudar radicalmente a noção de tempo. Antes o que se levava horas ou até dias, hoje pode ser feito em alguns segundos.

A propagação da informação é um grande exemplo disso. A web é uma ferramenta que possiblilita essa propagação. Além da agilidade, é assustadora a proporção que ela pode atingir.

Essa mudança na noção de tempo assusta ainda quem não conseguiu se adaptar as tais tecnologias.

Todos os dias somos bombardeados com as inúmeras informações do mundo, da nossa cidade, da violência, do transito, porém é necessário saber filtrar aquilo que é útil e questionar sempre se estamos realmente usando o nosso tempo [algo cada vez mais escasso e caro] com aquilo que é produtivo.

É trabalho, estudo, filhos, casa... quanto tempo nos sobra para informação, cultura, lazer? Será que com a correria do dia-a-dia absorvemos aquilo que nos interessa ou somos levados pela "falta de tempo" de questionar ? Será que estamos realmente nos adaptando a essa noção de tempo ou nem tempo pra isso estamos tendo?

Será que aquele clichê de que "você faz seu tempo" ainda perdura?

Se você não "faz seu tempo" os outros o fazem pra você!

Quem não fizer um esforço e usar nem que seja alguns palitos do relógio para adentrar a essa nova sociedade da informação (online) terá grandes problemas futuramente com as novas sociedades que ainda estão por vir!

2 comentários:

Raquel Valéria disse...

É isso aí Tiago.Concordo com você em gênero,número e grau.
Mas para mim,o "você faz o seu tempo",graças a Deus,ainda perdura.Isso porque,se temos um bom planejamento das nossa ações,fica bem mais fácil lidar com os emprevistos.Mas é claro que temos que estar mesmo antenados com tudo que acontece à nossa volta...ainda mais como RPS...
Acredito que tudo faz parte do processo,e temos que dar graças a Deus também pela facilidade em que encontramos hoje no mundo.
Eu valorizo muito os avanços tecnológicos,porque no meu tempo de colégio, as coisa eram bem mais difíceis.
Agora o que não podemos é nos acorvardar em pegar tudo pronto,dar um CTRL C,CTRL V,e pararmos de pensar,pois como em tudo na vida,e como você disse,temos que saber filtrar o que é bom.
Parabéns pelo Post!

.::Carol::. disse...

Realmente o mundo de hoje nós oferece as coisas fáceis de mais.Isso faz com que o ser humano não precise fazer o mínimo de esforço. Não somente com a questão da informação que você obtém rapidamente caso precise fazer um artigo. Mas hoje a vida é rápida e se tornou um verdadeiro "fast-life". Hoje o mundo te oferece tudo instantâneo até alimento.
Estamos errados em viver assim?
Na verdade não porque o que estamos fazendo nada mais é do que adapatarmos ao nosso real ambiente.O que podemos fazer é nos policiarmos para que não "vivamos sem viver", para que nossa vida não passe como um filme sem sucesso diante aos nossos olhos.

Tiago você sabe da minha admiração pelo seu esforço.Você vai longe meu amigo!!!Adorei o texto e seu contexto rs...
Abraços da sua amiga!!

Carolzinha

=)

Postar um comentário